O futebol é o esporte que mais move multidões em nosso país, e, quiçá, no mundo. Tal movimento evoluiu sobremaneira nos últimos anos, e muito disso se deve ao marketing que o futebol utiliza. E não é para menos: o público-alvo é uma gama infindável de pessoas, de todas as classes sociais; a idéia já está pronta, desde que o futebol foi inventado; e o capital, que para muitos, não é necessário para a abertura de empresas e desenvolvimento de negócios, se bem aplicado neste esporte, só tende a gerar mais capital. Tudo que envolve o futebol é bem recebido pelo seu apreciador, desde as promoções e as vendas de material esportivo, até a publicidade e propaganda, bem como o preço cobrado, desde que acessível ao torcedor.
William Girardi, especialista em marketing e responsável pela gestão da imagem de algumas celebridades, esteve há algumas semanas em Madri, na Espanha, e verificou de perto o quão forte está a relação entre o futebol e o marketing. No país, o clube de Ronaldo Nazário sediado em Madri, o Real Valladolid, acertou um patrocínio master com a marca Estrella Galicia.
“O clube está investindo pesado em Marketing, pois entende que é este o caminho para viabilizar um aumento da receita do clube, a partir da comercialização de produtos próprios e também do desenvolvimento de campanhas que gerem um aumento do número de sócios. Diariamente Ronaldo sai da sua casa em Madri, anda alguns poucos metros e entra no seu escritório que serve como sede do Real Valladolid na capital espanhola. Atualmente é o dono da equipe, que comprou no início de 2018 por aproximadamente R$140 milhões de reais. Ronaldo é uma pessoa excepcional e que está à frente do seu tempo. Ele foi um grande jogador dentro de campo e agora está tendo um grande desempenho também fora dele, como gestor.” – conta o publicitário William Girardi.
** Este texto não necessariamente reflete, a opinião do EGOBrazil
