Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

13/05/2019

Tramas Culturais discute Cena Musical Paulistana

Tramas Culturais discute Cena Musical PaulistanaPublicado em 13 maio, 2019 - 20:04 por Cristina Aguilera

A partir do dia 16 de maio, a Casa-Museu Ema Klabin promove o programa Tramas Culturais com o tema “Cena Musical Paulistana dos Anos 2010”.

Serão quatro encontros, sempre às quintas-feiras, das 19h30 às 21h30, nos meses de maio e junho, orientados por  Thiago Galletta.

Com vagas limitadas, as inscrições gratuitas  podem ser realizadas no  site da Casa-Museu: http://emaklabin.org.br/

Entre os temas que serão discutidos estão : transformações tecnológicas digitais e a música contemporânea, produção musical independente brasileira antes da internet, os  impactos da internet sobre a cultura musical, a banda larga, o Youtube, a importância dos blogs de música, a  popularização das redes sociais, o declínio do “disco físico”, os festivais independentes, as políticas culturais , os novos paradigmas de “sucesso”, a identidade “MPB” , entre outros.

Leia Também  Mariana Volker lança primeiro single do seu novo álbum

Os encontros vão lembrar  de artistas e bandas como Criolo, Emicida, Tulipa Ruiz, Metá Metá, Bixiga 70, Céu, Cidadão Instigado, Marcelo Jeneci, Karina Buhr, Curumim, entre outros.

Em sua conclusão, o curso irá propor uma apreciação das cenas paulistana e brasileira contemporâneas, em especial de suas parcelas “independentes”, diante da história e tradição da música popular brasileira, discutindo novidades, rupturas e continuidades presentes em suas concretizações atuais.

Leia Também  Clipe do Sem Reznha bate novo recorde no canal do YouTube

Ao  longo dos encontros serão exibidos  trechos de entrevistas gravadas com artistas, materiais audiovisuais e registros musicais da cena.

Tramas Culturais: Capa do livro Cena Musical Paulistana dos anos 2010 - Arte: MZK

Tramas Culturais: Capa do livro Cena Musical Paulistana dos anos 2010 – Arte: MZK

Sobre Thiago Galletta:

Mestre e doutorando em Sociologia (UNICAMP) .

É autor do livro “Cena musical paulistana dos anos 2010: a ‘música brasileira’ depois da internet” (Annablume Editora/FAPESP).

Desenvolveu, por vários anos, projetos e atividades de docência junto ao Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Além de se dedicar às áreas de pesquisa e educação, tem atuado há mais de 15 anos no campo musical, como radialista, produtor cultural e DJ profissional, com pesquisa discográfica em vinil voltada especialmente à produção brasileira da segunda metade do século XX e início do século XXI, e a gêneros internacionalizados como soul, funk, jazz, afrobeat, entre outros.

Já participou de eventos e dividiu palco com artistas da música nacional como Jorge Ben Jor, Nação Zumbi, Mundo Livre SA, Criolo, Naná Vasconcelos, Chico César, Elba Ramalho, Mariana Aydar, Dona Ivone Lara, Mart´nália, Otto, Marku Ribas, Letieres Leite, Raul de Souza, DJ Nuts, KL Jay, entre outros.

Ganhador do Prêmio de Melhor Programa de Rádio Universitária Brasileiro em concurso realizado pela gravadora Trama e pela Escola Superior de Publicidade e Marketing (ESPM).

Membro da Academia de Especialistas da Revista Bravo! e integrante do corpo de jurados na categoria “Melhor Disco de Música Popular” no Prêmio Bravo de Cultura (2017, 2018).

Serviço: Tramas Culturais: “Cena Musical Paulistana dos Anos 2010”

Datas: 4 encontros: 16/05, 30/05, 13/06, 27/06 ( quintas-feiras)

Inscrições no sitehttps://emaklabin.org.br/

Grátis

Vagas: 35

Local: Casa-Museu Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43 – Jardim Europa, São Paulo –  11 3897-3232

Para saber mais sobre o projeto  clique aqui: