Tramas Culturais discute Cena Musical Paulistana

Em quatro encontros, o programa Tramas Culturais aborda algumas das principais transformações na produção fonográfica brasileira nos últimos anos.

               Tramas Culturais discute Cena Musical PaulistanaPublicado, 13 maio, 2019 - 20:04 por Cristina Aguilera

A partir do dia 16 de maio, a Casa-Museu Ema Klabin promove o programa Tramas Culturais com o tema “Cena Musical Paulistana dos Anos 2010”.

Serão quatro encontros, sempre às quintas-feiras, das 19h30 às 21h30, nos meses de maio e junho, orientados por  Thiago Galletta.

Com vagas limitadas, as inscrições gratuitas  podem ser realizadas no  site da Casa-Museu: http://emaklabin.org.br/

Entre os temas que serão discutidos estão : transformações tecnológicas digitais e a música contemporânea, produção musical independente brasileira antes da internet, os  impactos da internet sobre a cultura musical, a banda larga, o Youtube, a importância dos blogs de música, a  popularização das redes sociais, o declínio do “disco físico”, os festivais independentes, as políticas culturais , os novos paradigmas de “sucesso”, a identidade “MPB” , entre outros.

Os encontros vão lembrar  de artistas e bandas como Criolo, Emicida, Tulipa Ruiz, Metá Metá, Bixiga 70, Céu, Cidadão Instigado, Marcelo Jeneci, Karina Buhr, Curumim, entre outros.

Em sua conclusão, o curso irá propor uma apreciação das cenas paulistana e brasileira contemporâneas, em especial de suas parcelas “independentes”, diante da história e tradição da música popular brasileira, discutindo novidades, rupturas e continuidades presentes em suas concretizações atuais.

Ao  longo dos encontros serão exibidos  trechos de entrevistas gravadas com artistas, materiais audiovisuais e registros musicais da cena.

Tramas Culturais: Capa do livro Cena Musical Paulistana dos anos 2010 - Arte: MZK

Tramas Culturais: Capa do livro Cena Musical Paulistana dos anos 2010 – Arte: MZK

Sobre Thiago Galletta:

Mestre e doutorando em Sociologia (UNICAMP) .

É autor do livro “Cena musical paulistana dos anos 2010: a ‘música brasileira’ depois da internet” (Annablume Editora/FAPESP).

Desenvolveu, por vários anos, projetos e atividades de docência junto ao Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Leia Também  MC Sam faz a diferença com ação beneficente

Além de se dedicar às áreas de pesquisa e educação, tem atuado há mais de 15 anos no campo musical, como radialista, produtor cultural e DJ profissional, com pesquisa discográfica em vinil voltada especialmente à produção brasileira da segunda metade do século XX e início do século XXI, e a gêneros internacionalizados como soul, funk, jazz, afrobeat, entre outros.

Já participou de eventos e dividiu palco com artistas da música nacional como Jorge Ben Jor, Nação Zumbi, Mundo Livre SA, Criolo, Naná Vasconcelos, Chico César, Elba Ramalho, Mariana Aydar, Dona Ivone Lara, Mart´nália, Otto, Marku Ribas, Letieres Leite, Raul de Souza, DJ Nuts, KL Jay, entre outros.

Ganhador do Prêmio de Melhor Programa de Rádio Universitária Brasileiro em concurso realizado pela gravadora Trama e pela Escola Superior de Publicidade e Marketing (ESPM).

Membro da Academia de Especialistas da Revista Bravo! e integrante do corpo de jurados na categoria “Melhor Disco de Música Popular” no Prêmio Bravo de Cultura (2017, 2018).

Serviço: Tramas Culturais: “Cena Musical Paulistana dos Anos 2010”

Datas: 4 encontros: 16/05, 30/05, 13/06, 27/06 ( quintas-feiras)

Inscrições no sitehttps://emaklabin.org.br/

Grátis

Vagas: 35

Local: Casa-Museu Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43 – Jardim Europa, São Paulo –  11 3897-3232

Para saber mais sobre o projeto  clique aqui: