09/05/2018

Thereza Collor relembra denúncia de Pedro Collor que resultou em impeachment do irmão

Thereza Collor relembra denúncia de Pedro Collor que resultou em impeachment do irmão

Thereza Collor foi a convidada do ‘Luciana By Night’ desta terça-feira (8) e durante a entrevista, a alagoana e ex-esposa do falecido Pedro Collor falou sobre a vida do empresário, que denunciou um esquema de corrupção envolvendo Paulo César Farias, tesoureiro de Fernando Collor de Mello, desencadeando o impeachment do então presidente.

Relembrando a época, Thereza revela em primeira mão que, apesar do ocorrido, Pedro nunca sentiu remorso por ter causado a deposição do irmão. “Ele nunca se arrependeu, nunca voltou atrás, nunca, nunca. E nunca precisou tomar remédio para dormir também. A consciência dele era tranquila porque ele fez tudo o que podia”, diz ela, que ainda ressalta a ruptura criada na família: “Foi dificílimo, deu uma quebrada geral. (…) Dona Leda [mãe de Pedro e Fernando Collor] já estava muito cansada de tudo o que estava acontecendo e ela mesma achava que o Fernando não estava preparado para ser presidente”.

Thereza Collor – Fotos: Divulgação/RedeTV!

A denúncia de Pedro contra o irmão foi feita durante entrevista a uma grande revista do país, publicada em 1992, e Thereza conta que eles não estavam passando por um bom momento no casamento. “Quando ele fez as declarações não estávamos bem. Ele estava muito tenso com essa situação toda e eu tinha pedido um tempo, pedi que ele saísse de casa e ele levou as coisas dele. Então, quando aconteceu tudo isso eu sabia que ele ficaria sozinho, não teria o apoio de ninguém e eu o acolhi. Não sou de ficar em cima do muro, até porque eu sabia que tudo aquilo era verdade. Decidi deixar de lado um problema pessoal por um problema que era da nação”, comenta ela, destacando a incerteza que possuíam: “Não sabíamos no que aquilo ia dar porque naquele momento, depois de uma ditadura, um presidente jovem, eleito por voto popular, você jamais imagina que ele vá cair”.

Pedro Collor faleceu de câncer em 1994 e Thereza afirma que, mesmo após o descobrimento da doença, ele e o irmão nunca mais se falaram. “Depois disso [denúncia] eles nunca mais se encontraram, nem durante a doença, nada, nada”, diz.
Após ser considerada a ‘musa do impeachment’, ela demonstra indiferença em relação ao título e desabafa: “O país numa situação gravíssima, com um assunto delicado, era uma coisa que não tinha nada a ver. Falaram muito, fiquei lisonjeada, mas foi gratificante ver um artigo que o Luís Fernando Veríssimo publicou no Jornal do Brasil, dizendo que a história do impeachment seria rodapé de página da minha história, porque eu era muito mais do que isso, e ele não me conhecia”.
Casada há 18 anos com o empresário Gustavo Halbreich, Thereza se considera “uma pessoa humanista”, fala sobre a desigualdade que há no Brasil e agradece o apreço da população: “Sinto que há um carinho, um respeito muito grande das pessoas. Acho que se deve à postura de toda uma vida”.

Ainda na atração, Luciana mostra fotos que ela mesma tirou durante viagens por diversos países e imagens nas quais ela aparece como modelo, relembrando momentos marcantes da convidada.

Apresentado por Luciana Gimenez, o ‘Luciana By Night’ vai ao ar às terças-feiras, às 22h45, pela RedeTV!.
*Crédito/Fotos: Divulgação/RedeTV!
Thereza Collor e Luciana Gimenez - Fotos: Divulgação/RedeTV!

Thereza Collor e Luciana Gimenez – Fotos: Divulgação/RedeTV!