Sesc Bom Retiro recebe desfile do projeto Botão de Flor

A iniciativa visa à inclusão de mulheres trans através da moda

Sesc Bom Retiro recebe desfile do projeto Botão de FlorPublicado em 9 jul, 2019 - 13:23 por Redação BR

No último sábado, 29/06, o Sesc Bom Retiro recebeu o desfile do projeto Botão de Flor. A ação visa a inclusão social de mulheres trans na sociedade através de oficinas de moda, no CAE (Centro de Acolhida Especial Florescer). O evento ocorreu às 18h00, mas para quem esteve presente das 14h00 às 17h00, foi possível participar da Oficina de Customização de roupas com o idealizador e professor do projeto, Stephan Maus.

O mês de junho, tem grande peso de representatividade para a comunidade LGBTQ+. Com a determinação do STF(Supremo Tribunal Federal), que vigorou a lei onde é considerado crime toda a ação discriminatória sobre orientação sexual e identidade de gênero. O desfile mostrou o quanto está temática é importante, trabalhando a inserção social destas mulheres.

Após o desfile, houve uma roda de conversa rica e repleta de humanidade. Presentes estavam a mestre de cerimônia atriz Aretha Sadick, o vereador Eduardo Suplicy e representando as 15 participantes do desfile Lafon Bevilagua e Lorrany Arantes.

As vozes que dão voz para elxs

Na abertura do debate, um dos pontos abordados foi o tão esperado avanço na lei, em defesa da comunidade. Engajado nas causas humanitárias, Eduardo Suplicy comentou sobre assunto “Considero muito importante à decisão do governo federal de reconhecer que não se pode ter procedimentos de homofobia em nosso país. E é necessário sim, que tenhamos o devido respeito para todo e qualquer ser humano e não importa o seu comportamento sexual”.

Leia Também  Game of Thrones é a série que mais ditou moda neste século

Para o Stephan Maus, o surgimento deste tipo de ação vai além de inserir as mulheres trans dentro da sociedade. Para elas, estar além da margem social é algo comum. Mas, com o intuito de quebrar esses paradigmas,  mostrar através deste ato que elas têm valores e que fazem parte da sociedade como um todo.

Situada na CAE Florescer, Stephan conta como surgiu o Botão de Flor, “O Botão de Flor, surgiu em parceria com a Casa Florescer. Aí eu pensei: florescer, florescer qual o nome do projeto que eu vou fazer? Aí eu tive um inset, juntei florescer com essa coisa de abrir, de desabrochar e ao mesmo tempo botão que remete a moda e assim ficou Botão de Flor”.

Neste espaço, o publico – alvo tem como principal foco o trabalho com a moda. Mas engana-se que fica apenas nisso. As meninas entram em contato com a educação, cuidado com a saúde e principalmente o cuidado com o seu psicológico. Muitas encontram o apoio necessário que não existem dentro do ambiente familiar.

Anderson Macedo, o fotógrafo das celebridades, abraça esta causa e registrou as mulheres Trans produzidas após o desfile nos mostrando na integra e com exclusividade  como elas ficaram lindas para o desfile.

Leia Também  Júlia Peixoto movimenta a internet com seus looks

 

 

Ficha Tecnica

Coordenação: Stephan Maus

Produção: Casa do Batuque Produções Artísticas

Mestre de Cerimônia: Aretha Sadick

Fotografia: Anderson Macedo | Patrícia Braz

Make: Carolina Felício

Assist Make: Alunxs Beauty4Share

Stylist: Thiago Gandra

Assist Stylist: Luís Augusto Martins

Jornalista: Deise Dantas

Trilha sonora: DJ Due

Cenografia: Ateliê Luiz Masse | Alunxs de Têxtil e Moda da EACH-USP

Realização: Sesc Bom Retiro | SMDHC – Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania | SUSTEXMODA | Instituto BECEI

Apoio: Alunxs do 1º e 2º ano da Escola Alef Peretz e professores Vitor e Marco | Beauty4Share | Casa Florescer | Clecio – Mx transportes | Coletivo Soul Trans | Fedrigoni Brasil Papéis Ltda | Helder Marucci | Paper Point | Rendicolla

Artistas: Claudio Facio, Gaby Dila, Lafon Bevilagua, Lorrany Arantes, Luphyta Lorraynhy, Melissa Dias Tintino, Natasha Alves, Pamela dos Santos Silva, Patricia Schynader, Priscila Ciavaglia, Raiane Latoya, Safira de Preciosa, Samantha Facio e Samara Alves

 

Redação: Deise Dantas