Museus celebram paisagista Burle Marx

Atividades culturais na Casa-Museu Ema Klabin e MuBE contam com palestras, caminhada, oficina de orquídeas, monotipia e exposição

Museus celebram paisagista Burle MarxPublicado em 30 jan, 2019 - 12:56 por Cristina Aguilera

Em homenagem ao grande paisagista Burle Marx, a Casa-Museu Ema Klabin em parceria com o Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE) promovem uma série de atividades que vão desvendar um pouco do trabalho de um dos mais reconhecidos paisagistas do século XX.

Estão programados minicurso com  palestras, plantação de orquídeas, além de  oficina de monotipia, visitas e caminhada.

Todas as atividades serão integradas com o belo Jardim do Museu Ema Klabin que foi projetado por Burle Marx.

E com a Exposição Burle Marx: arte, paisagem e botânica, que acontece no museu vizinho, o MuBE.

Foto Pepe Guimaraes.

Foto Pepe Guimaraes.

Confira a programação:  Casa-Museu Ema Klabin:

Minicurso –  Paixões botânicas: as plantas de Burle Marx e as orquídeas de Ema Klabin:

Nos dias 16 e 23 de fevereiro, das 10h às 13h, a bióloga Bianca Brasil e a engenheira agrônoma Heloisa Amaral ministram o minicurso.

No primeiro encontro haverá uma palestra introdutória sobre Burle Marx, sua trajetória e jardins emblemáticos.

No segundo encontro será apresentado o orquidário da Casa-museu, mostrando o interesse de Ema Klabin pelas orquídeas.

Este encontro será finalizado com uma oficina prática de plantio e manutenção de orquídeas, incluindo a montagem de um vaso contendo uma muda de espécie existente na coleção premiada de Ema Klabin.

Os vasos montados serão levados para casa pelos participantes. Dias 16 e 23 de fevereiro, das 10h às 13h – Investimento: R$200,00- 20 vagas – Inscrições abertas no site: https://emaklabin.org.br/

Caminhada nos Jardins de Burle Marx:

No dia 16 de fevereiro, O Educativo da Casa-Museu Ema Klabin realiza uma caminhada explorando dois jardins projetados pelo paisagista e artista plástico.

Leia Também  Mês da Consciência Negra tem programação especial

As visitas começam pelo Jardim de Ema Klabin, no Jardim Europa. Depois o público vai caminhando até a Avenida nove de Julho para conhecer o jardim da Luciana Brito Galeria, no Jardim Paulista.

A Caminhada termina no museu MuBE com visita a exposição sobre o paisagista.

“Nessa caminhada observaremos diferentes aspectos da composição destes jardins e como eles se integram com a arquitetura e com o bairro. Refletiremos ainda, sobre a importância de Burle Marx para o paisagismo brasileiro”, explica Cristiane Alves, coordenadora do setor educativo da Casa-Museu Ema Klabin.

Data: 16 de fevereiro – 14h às 17h – Grátis – Inscrição a partir de 8 de fevereiro: https://emaklabin.org.br/

Oficina de Monotipia:

No dia 23 de fevereiro, a equipe do educativo preparou um encontro muito especial, onde as crianças também podem participar.

Uma oficina de monotipia que começará com uma vivência na qual os participantes irão recolher elementos do jardim como folhas e galhos secos, que serão utilizados como material para a Monotipia.

Data: 23/02, das 14h30 às 17h –Indicação: a partir de 8 anos – Grátis – Inscrição abertas: https://emaklabin.org.br/

MuBE:

Exposição “Burle Marx: arte, paisagem e botânica” no MuBE:

Com curadoria de Cauê Alves, a mostra reúne obras inéditas e apresenta a faceta polivalente do paisagista.

O público poderá conferir cerca de 70 trabalhos, entre desenhos, pinturas, esculturas, tapeçarias, peças de design, projetos paisagísticos e registros de espécies botânicas e de expedições científicas.

Leia Também  Nathalia Timberg volta a BH com 'Através da Íris'

Local Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE) – Endereço Rua Alemanha, 221 – Jardim Europa, São Paulo (SP)- Visitação Até  17 de março de 2019-  Horário 10h às 18h (terça-feira a domingo)

Serviço:

Casa Museu Ema Klabin:

Minicurso –  Paixões botânicas: as plantas de Burle Marx e as orquídeas de Ema Klabin: Dias 16 e 23 de fevereiro, das 10h às 13h – Investimento: R$200,00- 20 vagas – Inscrições abertas no site: https://emaklabin.org.br/

Caminhada nos Jardins de Burle Marx: Os jardins de Roberto Burle Marx no Jardim Europa -Data: 16 de fevereiro – 14h às 17h – Grátis – 20 vagas –  Inscrição a partir de 8 de fevereiro: https://emaklabin.org.br/

Oficina de Monotipia: Data: 23/02, das 14h30 às 17h –Indicação: a partir de 8 anos – Grátis – 20 vagas – Inscrição abertas: https://emaklabin.org.br/

Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo. Telefone (11) 3897-3232

Site: www.emaklabin.org.br

MuBE – Exposição “Burle Marx: arte, paisagem e botânica” – Local Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE) – Endereço Rua Alemanha, 221 – Jardim Europa, São Paulo (SP) – Visitação Até 17 de março de 2019 –  Horário 10h às 18h (terça-feira a domingo) – Grátis

Foto Capa: Henrique Luz

Jardim : Pepe Guimarães

Sem categoria