01/12/2018

Aos 94 anos, morre ex-presidente americano George H. W. Bush

Aos 94 anos, morre ex-presidente americano George H. W. Bush

A informação foi confirmada pelo filho e também ex-presidente George W. Bush

O ex-presidente George Herbert Walker Bush que governou os Estados Unidos de 1989 a 1993, faleceu aos 94 anos, na noite desta sexta-feira (30), poucos meses após a morte de sua esposa Barbara Bush, com quem foi casado por 73 anos e teve cinco filhos e 17 netos.

A família informou que ele morreu em Houston, Texas. Detalhes do funeral serão anunciados oportunamente, segundo um porta-voz.

Conhecido como “Bush pai”, após a eleição de seu filho George W. Bush, governou durante o final da Guerra Fria, e venceu a primeira Guerra do Golfo com a decisão de intervir no Iraque, depois que as forças de Saddam Hussein invadiram o Kuwait.
“A Jeb, Neil, Marvin, e Doro me entristece anunciar que depois de 94 anos extraordinários, o nosso amado pai faleceu”, declarou o seu filho em um comunicado publicado no Twitter por um porta-voz da família.

“George H. W. Bush foi um homem de grande caráter e o melhor pai que um filho ou filha poderia pedir”, acrescentou o também ex-presidente George W. Bush.

O presidente Donald Trump declarou “Com sua autenticidade essencial, inteligência afiada e compromisso inabalável com fé, família e país, o presidente Bush inspirou gerações de compatriotas americanos ao serviçoo público”.

Já Barack Obama considerou que George W.H. Bush contribuiu “para acabar com a Guerra Fria sem um único tiro”.

Foto: Facebook/Bush