09/02/2019

Miss Brasil Mundo Jessica Carvalho em Teresina em evento de combate a Hanseníase

Miss Brasil Mundo Jessica Carvalho em Teresina em evento de combate a HanseníasePor: Redação RJ - EGOBrazil.com

O “Janeiro Roxo” promove uma série de eventos que visam a conscientização sobre a importância do combate à Hanseníase em todo o Brasil e o mundo. Na última quinta-feira, 31/1, o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN) realizou na capital do Piauí uma ação no Teresina Shopping, tendo como intuito a divulgação da prevenção da doença. A Miss Brasil Mundo 2018, Jéssica Carvalho, que é piauiense e estudante de medicina, esteve presente e participou ativamente da campanha, levando informações a centenas de pessoas.

O MORHAN tem uma parceria com o Concurso Nacional de Beleza desde 2012, fazendo valer o lema do concurso, “Beleza pelo Bem”, ou “Beauty With a Purpose”. Todos os anos, a miss e o mister eleitos no concurso nacional passam a ser embaixadores da causa no Brasil.

Lucimar Batista, membro das coordenações nacional e regional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, conta que o principal objetivo de tudo isso é combater o preconceito e estigma relacionados à doença.

“É preciso chamar a atenção da sociedade, dos políticos e gestores, para conhecerem este problema de saúde pública que ainda é a hanseníase e para chamar a atenção quanto a importância de prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Combater o preconceito e o estigma são prioridades nossas, já que seguem sendo o maior mal da doença. A informação é a principal arma para se combater o preconceito”.

Jéssica Carvalho, atual Miss Brasil Mundo, também deixou o seu recado: “Como estudante de medicina e embaixadora nacional de uma causa tão importante e ignorada por uma grande parcela da população, me sinto na obrigação de informar as pessoas. Ainda não existe vacina para a doença, então é importante a prevenção ou saber detectar os primeiros sinais da doença, como manchas brancas na pele. O tratamento é gratuito e muito eficaz com o diagnóstico precoce”, alerta.

 

Os número da hanseníase, antigamente conhecida como lepra, ainda são alarmantes no nosso país. Em 2018, a então Miss Mundo Manushi Chhillar, da Índia, visitou o Brasil para ajudar a promover o combate à doença. Foi gravado um documentário no Pará, que em breve será exibido em todo o mundo.

 

Fotos: Divulgação CNB