10/10/2018

Marina Nada Morena é opção educativa de presente para o Dia das Crianças

Marina Nada Morena é opção educativa de presente para o Dia das Crianças
Obra, Marina Nada Morena que também ganhou versão da autora para os palcos, com Mel Maia no papel da protagonista, está à venda na Livraria Argumento, no Leblon e na Barra da Tijuca, nas Livrarias Travessa, e também no site da Bolacha Maria Editora. A peça fica em cartaz no Teatro das Artes, na Gávea, até o fim de outubro.
Marina, que de morena não tem nada – e ‘está longe de ser aquela Marina morena que se pintou’ da canção de Dorival Caymmi – “ela é ruiva. Tem as bochechas sardentas, mas o cabelo é assim meio cor de xarope”, conta autora logo na primeira página. Bastante curiosa e criativa, Marina, coleciona palavras, tem nomes prediletos, amigos imaginários e gosta de pensar histórias de nuvem para passar o tempo. É só meio filha única, só meio caçula… porque o pai da Marina antes de casar com a mãe da Marina, já tinha um filho, o Rafa. 

Aos oito anos, seus pais se separaram, ela mudou de casa e não parecia se sair tão bem na escola; até que ganhou um melhor amigo para chamar de seu, o Lucas – assim seu mundo imaginário ganhou um céu de estrelas e muitas novas histórias para contar. 

Mesmo com esse turbilhão de pensamentos comuns da idade, a escritora Vanessa Balula enfatiza que essa Marina é ‘bem diferente’. As peripécias dos personagens e o universo lúdico criado pela protagonista poderão ser conferidos no livro Marina nada morena, da Bolacha Maria Editora, primeira obra literária da autora, e que está à venda nas Livrarias Argumento, do Leblon e da Barra da Tijuca, nas Livrarias Travessa, e no site da Bolacha Maria Editora (https://www.bolachamariaeditora.com.br/pagina-de-produto/livro-marina-nada-morena). O livro é uma ótima opção de presente (a R$48) para o Dia das Crianças. 

A história, antes de ser lançada nas livrarias, pode também ser assistida em sua versão para o teatro. A adaptação para os palcos, feita também por Balula, está em cartaz no Teatro das Artes, na Gávea, até 28 de outubro, e tem direção de Ernesto Piccolo, com Mel Maia no papel da protagonista, e Cauê Campos como seu melhor amigo, o pequeno Lucas. E ganhará os palcos em outras capitais ainda esse ano.

Sobre o Livro 

A autora também assina o projeto gráfico ao lado do designer Reginaldo Barbosa. A busca da verdade e da vida no traço, determinou um desafio: o caminho a seguir pela ilustradora Taline Schubach – todas as ilustrações foram finalizadas tal e qual o primeiro esboço de cada desenho, feitas a lápis. Todos pontos de cor das ilustrações têm uma justificativa, recheados de simbologias. “Não tenho a pretensão de imaginar que cada referência ou intenção sejam compreendidas ou identificadas por todas as faixas etárias. Mas é gostoso pensar uma história e um livro que guarde surpresas e novas descobertas a cada leitura e a cada fase do leitor”, declara a autora. 

Referências subliminares como o tênis azul da personagem protagonista, que remete à canção de Nando Reis, “Estranho é gostar tanto do seu all star azul”, cantarola. As entradas no texto de outras referências à MPB, à cultura popular, ao cinema, ao mundo tido como adulto como no verbete que traz versos do poeta português Almeida Garret… até o formato do livro que resgata e faz uma homenagem afetiva à edição de 1987 do livro “A Bolsa Amarela” de Lygia Bojunga, autora para quem é também dedicado o livro em companhia com outros artistas e autores da literatura infantojuvenil – “para vocês que me comovem, me acolhem mesmo de longe e me fazem acreditar que o caminho é gerúndio e um céu de estrelas!”, dedica a autora.

Outra surpresa – marca registrada dos títulos da editora Bolacha Maria – é a presença dos comentários e opiniões de crianças de 4 à 11 anos sobre a história e os seus personagens na orelha do livro (espaço tradicionalmente dedicado à opiniões elogiosas de autores e especialistas consagrados). São essas crianças que “assinam” a orelha, conforme o texto: “Todo livro que se preza tem orelha (essa parte aqui) com gente importante para contar – esse livro é bacana pra chuchu! – e assinar embaixo. Aqui a opinião dos nossos especialistas. Gente que entende de infância e de histórias de nuvens que mudam de cor!”

Venda no site:

https://www.bolachamariaeditora.com.br/pagina-de-produto/livro-marina-nada-morena

Venda em lojas:

Livraria Argumento, Leblon

Livraria Argumento, Barra da Tijuca

Livraria Travessa (todas as unidades)

Leia Tambem  Diogo Vilela no filme infantil ' Detetives do Prédio Azul 2 - O Mistério Italiano '