Maria Melilo visita instituição de amparo a autistas


Mãe da ex-BBB acompanhou a filha nesta ação

Maria Melilo visita instituição de amparo a autistasPublicado por Redação BR em 7 fev, 2020 - 17:30 - Divulgação - Flavia Cirino

Engajada em causas sociais, principalmente depois que teve um câncer, em 2011, passou a manhã desta sexta-feira (07) na Associação de Amigos de Autistas, a AMA Manaus. A instituição, fundada em 1997 por um grupo de pais e amigos de autistas da capital amazonense, visa garantir o atendimento adequado da pessoa com autismo e seus familiares. Para Maria, um ato de amor.

 “Gostaria de fazer muito mais, estar mais perto. De qualquer forma, trazer um pouco de afeto a essas pessoas incríveis e amorosas, só me revigora e me faz ter a necessidade de ajudar a propagar o amor ao próximo”, destaca Maria

 

A médica Alice Jurado, mãe de Maria, acompanha a filha na viagem a Manaus e visitou a instituição com ela.

 Sem fins lucrativos, a AMA-AM disponibiliza serviços de assistência social, saúde e educação, além de incentivar a pesquisa e desenvolver projetos sociais, em favor de quase cem pessoas com autismo cadastradas na unidade, dos 14 aos 50 anos.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

O que é o autismo?


O autismo é um distúrbio de desenvolvimento psiconeurológico, que se apresenta, de forma mais característica, por uma tendência extrema ao isolamento e um desejo obsessivo pela preservação da rotina. A AMA-AM atende, em sua maioria, a pessoas com espectro do autismo com grau profundo e com grave comprometimento das condições de convivência social. A falta de atendimento adequado pode levar à perda da capacidade e controle das funções físicas, ao longo do desenvolvimento da pessoa. O cuidado, mais fácil na fase infantil, torna-se mais complexo com o ingresso do autista na fase da adolescência e vida adulta.

 

A Associação é mantida por familiares e amigos, convênios com a prefeitura e o governo do estado, além de parceria com empresas e instituições, onde são viabilizadas formas alternativas de custeio das atividades. Os interessados em colaborar com a instituição podem entrar em contato com a administração da AMA-AM, através dos números: (92) 3236-4677 ou (92) 99122 -3494 [email protected].