Dr. Alexander Gomes do Instituto IAA combate a anemia em escola de SP

Dr. Alexander Gomes do Instituto IAA combate a anemia em escola de SPPublicado em 30 nov, 2018 - 19:10 por Vanessa Haddad

Programa de detecção e erradicação em alunos e funcionarios da escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Adhemar de Barros em São Paulo, prestado pelo nutrologo Dr. Alexander Gomes do Instituto IAA combate a anemia em escola de SP

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

RESUMO DOS RESULTADOS

Inicialmente foram realizados em março de 2018, 387 exames para avaliação da hemoglobina de sangue periférico com o aparelho Hemocue 201, da empresa Biodina Brasil. Desses exames, 322 foram realizados em crianças e 65 em adultos.
Os exames foram realizados pela enfermeira Rachel Fonseca e a tecnóloga em saúde Tamara Camacho, funcionarias da empresa Biodina, sendo auxiliadas por funcionários da escola, que ficaram responsáveis por colocar os dados das crianças, dos adultos, e do exame na planilha Excel.
Prevalência:
Encontramos uma prevalência de anemia em aproximadamente 20,8% das crianças entre 6 e 14 anos de idade. A prevalência foi maior no grupo de crianças com idade entre 6 e 8 anos, com 30,2%,.
Entre os 65 adultos examinados, 52 foram do sexo feminino e 13 do sexo masculino, com prevalência de anemia de aproximadamente 27,7% (18 indivíduos), sendo maior no sexo masculino (38,5%) que no feminino (25%). Um adulto do sexo feminino foi detectado com anemia grave, sendo encaminhada para um hospital e internada pelo médico de plantão na UTI para receber transfusão sanguínea.

Leia Também  Economia colaborativa e afetiva: tendência e realidade

Conclusão da primeira fase do Programa:
Através dos exames de hemoglobina, ficou demonstrado que a anemia é um problema de saúde na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Adhemar de Barros, tanto para alunos como para funcionários.
A rápida suplementação para os anêmicos e a orientação nutricional para a comunidade são ações importantes para evitar maiores problemas na saúde dos indivíduos, ocasionado pela anemia por deficiência de ferro.

SUPLEMENTAÇÃO PARA AS CRIANÇAS E PROFESSORES
Não foi possível fazer a suplementação dentro da escola, por recomendação da Direção Regional de Ensino (DRE). Por esse motivo, foram distribuídos 20 doses do suplemento Ômega Life (duas latas) com 29 nutrientes (4 nanoencapsulados) para as pessoas consideradas com anemia tomarem em casa. Isso dificultou o acompanhamento das crianças para o uso correto da suplementação.

Leia Também  Empresária Xenia Dandrade no lançamento do “Projeto Idoso Conectado”

REALIZAÇÃO DE NOVOS EXAMES PARA AVALIAR O RESULTADO DA SUPLEMENTAÇÃO
Dando continuidade ao Projeto e Erradicação de anemia, em 28 de novembro de 2018 o IAA juntamente com a empresa Biodina realizou novos exames para as pessoas diagnosticadas com anemia. Os resultados serão analisados, e deverão ser divulgados em meados de dezembro de 2018.
Os exames foram realizados pela enfermeira Jaqueline Godinho de Oliveira e a tecnóloga em saúde Tamara Camacho, e contou com a presença do Dr. Alexander Azevedo, Presidente do IAA.

Endereço: Rua Giovanni Amadeo, 187 – Jardim Catanduva, São Paulo – SP, 05767-400
Telefone: (11) 5841-5095

 

 

Apoio:

– Dr. Alexander Gomes de Azevedo – MD-PhD

– Empresa Biodina Brasil

Agradecemos a diretora Janaína Borba e os demais funcionários que nos ajudaram nesse projeto.

 

Home

Sem categoria