Dor na coluna, como tratar?



Dor na coluna, como tratar?Publicado por Redação BRZ em 13 nov, 2019 - 10:38 - Divulgação

Dr Marco Moscatelli, neurocirurgião, especialista em cirurgia endoscopia da coluna, explica como tratar as dores na coluna, como previnir e o tratamento.

Nem toda dor nas costas é proveniente da coluna, podendo estar relacionada a diversas doenças do cotidiano, como cálculo renal, pneumonia, infarto, lesões musculares dentre outras.
Porém, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a cada 10 pessoas do planeta, 8 apresentarão dor na coluna pelo menos uma vez ao decorrer da vida, sendo a lombalgia o principal sintoma.

Lombalgia ou lumbago, ao contrario do que muitas pessoas pensam, não é uma doença , mas, sim um sintoma, a dor lombar baixa.
Dentre os principais diagnósticos causadores de lombalgia estão as contraturas muscularas, lesões ligamentares da coluna, instabilidade articular, desgaste dos discos e óssos, e a famosa e tão temida, Hérnia de disco.

Uma das principais causas de afastamento laboral e aposentadoria por invalidez, a hérnia de disco tem sim tratamento.
Oitenta à noventa por cento dos pacientes melhoram apenas com tratamento conservador das Doenças da coluna.

Os principais tratamentos são:
-Fisoterapia convencional
-Terapia manual
-Osteopatia
-Dry needle
-RPG ( reeducação postural global)
-Terapia ocupacional
-Fisioterapia Funcional
-Alongamentos
-Fortalecimento e estabilizações
-Acupuntura

Geralmente esses tratamentos adjuvantes são prescritos em conjunto com medicações analgésicas, anti-inflamatórias esteroidais e não esteroidais e relaxantes musculares.

Caso não consigamos uma melhora com todas essas terapias combinadas, dispomos da terapia minimamente invasiva da dor, com bloqueios, infiltrações e rizotomias facetárias, além das dissectomias percutâneas.

Como uma linha mais atual no tratamento das patologias da coluna, a Cirurgia Endoscópica da Coluna apresenta uma gama de possibilidades, as quais são menos invasivas e com diversas vantagens se comparada com as técnicas convencionais já bem estabelecidas.

Com a endoscopia de coluna podemos realizar grandes descompressões, retirada de hérnias de disco, tratar cistos e fazer biopsias com uma pequena incisão de 6-7mm.

Os beneficios da técnica endoscópica são:
– Visão com nitidez Full-HD e 4k
-Alta precoce
-Menor risco de infecção
-Menor risco de sangramento.
-Menor incisão
-Menos dor pós operatória
-Menor risco de recidiva
-Pode ser realizada na coluna cervical, toracica lombar
-Retorno precoce ao trabalho

Todo caso deve ser individualizado e tratado baseado em exames clinicos associados a exames de imagens como Rx, tomografia, ressonância magnética.
Podemos lançar mão dos exames eleteoneurofisiológicos para nos auxiliar ainda mais.
Lembrando que a prevenção com atividade física, consciência corporal, alongamento e fortalecimento são os melhores amigos para quem quer ter uma coluna saudável .

Fonte: @dr.marco.moscatelli

Artigos Relacionados