DJ Kim Quaresma dá oportunidade e faz parceria com MC desconhecida



DJ Kim Quaresma dá oportunidade e faz parceria com MC desconhecidaPublicado por Redação BRZ em 21 fev, 2020 - 14:32 - Reprodução

Um levantamento recente feito pelo aplicativo de streaming Spotify, mostrou que o consumo de Funk nacional aumentou fora do eixo Rio-São Paulo. O maior crescimento foi registrado no Paraná (135,1%), seguido por estados como o Tocantins (131,7%) e Rondônia (123%).

Ainda segundo o Spotify, o consumo de playlists de funk brasileiro aumentou 3.421% fora do país, desde 2016. O crescimento em todo o mundo foi de 4.694%. No aplicativo, há treze playlists exclusivamente dedicadas ao ritmo – sendo que uma das principais, a “Mother Funk”, é liberada apenas no exterior.

Com esses dados, ninguém pode negar que o funk é um fenômeno nacional. O gênero começou a descer os morros do Rio de Janeiro entre o fim dos anos 1980 e início de 90, ganhando diversas versões pelo país. Acima de tudo, o gênero se destacou pelo espaço que conquistou, superando as barreiras de classe sociais e regionais, mantendo um crescimento cada vez maior.

Expoente nesse cenário, o DJ Kim Quaresma tem mais de 700 mil inscritos em seu canal no Youtube, que já ultrapassou a marca de 100 milhões visualizações. Como um dos principais nomes do Funk Ritmo 150 Bpm, Kim entende da importância da colaboração dentro do meio, para que o Funk continue a expandir pelo país.

Hoje, o avanço do funk no cenário nacional também é resultado do trabalho de DJs como Kim, que atuam para o surgimento de novos talentos, popularizando cada vez mais o ritmo do Funk e dando espaço para que essas novas vozes e jovens artistas se tornem conhecidos. Por conta disso, o trabalho do DJ tem um impacto direto no crescimento do gênero musical.

Como prova disso, recentemente, um vídeo da iniciante MC Clarinha viralizou nas redes sociais, com usuários do twitter debochando da cantora por conta de sua voz numa apresentação, sem considerar que a MC ainda estava no processo de aprendizagem e ainda dando seus primeiros passos no mundo do funk profissional.

Sensibilizado pela situação da cantora, Kim resolveu produzir uma canção de Clarinha, dando apoio à carreira da artista. Sua ação mobilizou outras figuras do ramo que também apoiaram a garota. Como resultado, surgiu o hit “Meu Ex Me Ligou Querendo Voltar”, com participação do MC Lk do Dick. O vídeo já está disponível no Youtube e, em poucos dias, bateu a marca de 11.000 visualizações.

Apesar da competitividade dentro do mercado musical e das rivalidades criadas por algumas pessoas, a atitude de Kim demonstra como o funk tem se tornado um espaço mais democrático e aberto, incluindo pessoas de todos os cantos do país e criando oportunidades para o surgimento de novos talentos.

Para conhecer mais do trabalho do DJ Kim Quaresma, basta acessar seu canal do Youtube, ou seu perfil no Instagram – onde já possuí mais de 250 mil seguidores e compartilha diariamente um pouco de sua rotina e trabalho com o público.