Dicas para curtir o Carnaval com hálito saudável


O Carnaval está aí, especialista Luiz Akaki aconselha medidas simples para que os foliões mantenham o hálito fresco durante a folia.

Dicas para curtir o Carnaval com hálito saudávelPublicado por Cristina Aguilera em 26 fev, 2019 - 11:57 -

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quarenta por cento da população mundial sofre de halitose.   O mau hálito é um sinal de que algo incomum está acontecendo no seu organismo.

De acordo com o cirurgião dentista Luiz Akaki, há mais de 70 motivos por trás do problema, e 95% das causas têm origem na boca. Para tratar a halitose, o indicado é procurar um dentista e realizar um diagnóstico.

E pasme, hoje já existem aparelhos de alta tecnologia que medem a concentração dos compostos derivados do enxofre presentes na boca. Com isso, é possível avaliar a intensidade do problema, permitindo acompanhar a evolução do tratamento. 

Algumas medidas simples podem ajudar a evitar o mau hálito e fazer com que você não tenha medo de falar bem  de pertinho nesse Carnaval. Confira as dicas do doutor Luiz Akaki:

1)Mau hálito eu? Muitas vezes você nem percebe que tem halitose. Isso porque, segundo o doutor Akaki, nos acostumamos com os odores ao qual somos expostos por muito tempo, um processo natural chamado fadiga olfativa. Por isso, pergunte a um amigo próximo como está o seu hálito.

2)Escove os dentes todas às vezes que se alimentar. De preferência tenha uma sequência de movimentos para não deixar nenhum dente de fora. O fio dental é essencial no processo.

3) Raspador lingual – Muita gente torce o nariz para o raspador lingual, pois sente ânsia ao usá-lo.  Mas saiba que ele é um grande aliado na prevenção da halitose, pois retira a saburra lingual, uma placa bacteriana formada sobre a língua. “Comece de uma parte que você não tenha ânsia e vá progredindo aos poucos”, explica o especialista.

Leia Também  Direção da Rede TV! Confirma TV Arapuan como uma das afiliadas mais dinâmicas no Brasil

4)Vai um chicletinho aí? Quando não for possível escovar os dentes, use goma de mascar sem açúcar, pois ela estimula a produção de saliva que ajuda a remover os resíduos de alimentos que ficam depois das refeições e , assim, a manter o hálito fresco.

5)Água é fundamental – Vai beber no Carnaval?   Saiba que o consumo excessivo de álcool é um dos motivos do mau hálito.  Isso porque a bebida alcoólica aumenta a descamação dos tecidos da boca alimentando as bactérias que se concentram principalmente sobre a língua e piorando o hálito.  Uma boa solução para amenizar o problema durante as festas é intercalar água e bebida, assim o efeito do álcool na mucosa da boca é atenuado.

Sobre Dr. Luiz Fernando Akaki Borges:

Graduado pela Universidade de São Paulo (USP) – Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (1991); Especialista em Prótese Dentária – FORP USP.

Pós-graduado em Implantodontia Oral.

Mestre em cirurgia e medicina.

Professor e coordenador de cursos de Implantodontia e Cirurgia Avançada desde 1994. Com participação em diversos Congressos pelo Brasil e no exterior.

Foto Shutterstock

 

Leia Também  Esquenta de Carnaval com Tiago Abravanel

 

Crédito / Divulgação