Conheça os “Anjos da Cidade” de São Paulo



Conheça os “Anjos da Cidade” de São PauloPublicado por Thiago Winner em 13 fev, 2020 - 23:15 - Instagram: @anjosdacidade

O Anjos da Cidade é uma organização sem fins lucrativos que tem como finalidade a reinserção social da pessoa em situação de rua.

Andrea Pludwinski – Fundadora da ONG, começou aos seus 17 anos a se aproximar das pessoas em situação de rua e desde muito nova, aprendeu a amá-los. Com o conflito entre entender o porquê de elas estarem nessa situação e o que podia fazer para mudar isto, deu iniciativa a sua primeira ação: a entrega de marmitas e água.

Ela passou a levar marmitas sempre que dava, além de muitas vezes trazer os seus amigos para um cuidado básico higiênico em sua casa. Seus pais notaram o quão nobre era o seu coração e não a impediram, a partir daí, Andrea nunca mais foi a mesma.

A cada entrega, percebia que ainda sim não era o bastante e que saber o que se passava com aquelas pessoas, muitas vezes, consideradas invisíveis aos olhos da sociedade, sentia que através da conversa e do carinho doado podia fazer a diferença.

Juntou alguns familiares e amigos e daí o “Anjos da Cidade” nasceu. Com a ideia e propósito de levar uma dose de esperança e amor aos seus amigos, achou que doar a sua atenção não seria tempo perdido, e com esse objetivo de ser luz, as rodas de conversas e abraços sinceros passaram a ser requisitos mínimos a cada entrega.

“A gente precisa entender o que se passa com eles, muitas vezes alguns nem nunca ouviram um simples bom-dia no seu dia. Não cabe a nós julgar e sim procurar entender! As vezes eles nem tem fome ou sede, mas falta de um abraço e alguém para conversar”, comenta Andrea.

E com esse pensare vontade constante de ajudar, toda terça-feira à noite tem encontro marcado para entregar marmitas, carinho e conversa aos amigos de rua. Com isso, a “família do Anjos” se tornou cada vez maior, contando com inúmeros voluntários que utilizam como ferramenta a distribuição de refeições, a fim de doarem o seu tempo e amor.

Conforme foi crescendo o Anjos foi tomando forma, e foi preciso, com o conhecimento da própria Andrea da região, mapear os locais para as entregas. E hoje, o Anjos possui 4 pontos fixos de entrega, suas rotas são: Marechal Deodoro, Barra Funda, Santa Cecília e West Plaza, todas próximas ao centro da cidade de São Paulo. Nestas rotas também são entregues kits higiene e roupas, quando é doado.

Através da ação, é possível coletar também, algumas demandas especificas e auxilia-los como: demandas jurídicas e processuais, regularização de aposentadorias ou pensões, obtenção de documentação, reabilitação química (através de parceria com clínicas), restauração de vínculo familiar (através de procura e conversa com parentes), entre outras que costumam surgir a cada semana.

Atualmente contam com a ajuda de doações de roupas (de toda e qualquer pessoa), onde é feita uma triagem para separar itens em bom estado (seja com etiqueta ou semi-novas) que acaba sendo encaminhado para o bazar do Anjos afim de reverter lucro para as ações. O que acaba não indo para o bazar é entregue nas rotas toda a semana. Também são arrecadados cobertores, mantas e itens para a confecção dos kits de higiene, como: escova, pasta, shampoo, condicionador e sabonete.

A também a coleta de alimentos não perecíveis para a confecção das refeições em geral. Por semana é utilizado cerca de 12 quilos de arroz, 5 quilos de feijão, 12 quilos de carne moída, 7 quilos de ervilha e milho, 250 garrafas de água e 300 doces prontos, como paçoca ou chocolate.

E para empresas ou até mesmo pessoas físicas, há o projeto “Ajude um Amigo”, que através de um pagamento mensal, com o valor mínimo de 20 reais, no cartão de crédito via PayPal, é possível contribuir e se tornar um doador.

E com esse propósito em mente o Anjos da Cidade não mede esforços para reintegrar socialmente, aqueles que por motivos de falta de oportunidade ou desvios não tiveram escolha senão procurar abrigo nas calçadas e ruas da grande São Paulo.

 

Contato: Andrea Paula Pludwinski

(011) 97477-7200

[email protected]

Para saber mais sobre a ONG, acesse: http://anjosdacidade.org/