Como mudar e acompanhar as transformações do mundo?



Como mudar e acompanhar as transformações do mundo?Publicado por Parceiro Dino em 21 jan, 2020 - 16:36 -

Curitiba – PR 21/1/2020 – Alcance a alta performance

A busca pela versão perfeita de vida vem levando a todos, independentemente de posição social, formação intelectual ou status social, a repensar hábitos, costumes e crenças.

A facilitação do entendimento do funcionamento do cérebro, através da Neurociência, a formatação da inteligência emocional, pelo escritor Daniel Goleman e o advento do Coaching, trouxe livros, vídeos e cursos que estão revolucionando o desenvolvimento humano.

As novas escolas de negócio, as viagens aos grandes centros de criatividade no mundo, como o Vale do Silício, China e Oriente Médio, vem trazendo o formato disruptivo de adquirir conhecimento e gerar resultados.

A velocidade do Marketing digital juntamente com a internet das coisas, vem facilitando as transações e diminuindo a distância entre os seres humanos e dessa forma o compartilhamento de conhecimento e de cultura tornou-se fácil e prazeroso.

Nesse contexto, muitas pessoas se deparam com a dúvida: “o que e como devo fazer para estar dentro dessa transformação?”. E isso é muito importante, pois decisões erradas ou precipitadas, pode trazer danos irreparáveis para qualquer área da vida.

Por isso, alguns passos são de extrema importância, para enfim sair da zona de conforto e fazer parte do seleto grupo das pessoas de alta performance.

  1. Questionar-se!

O primeiro passo é exatamente o momento de parar e se perguntar: “será que algo precisa mudar em minha vida?”.

A psicologia positiva, que é especializada em estudar as pessoas que se encontram “fora da curva”, ou seja, aquelas pessoas que se despontam no sucesso, define que o ponto inicial para a versão perfeita da vida é a felicidade, atitudes positivas e equilíbrio emocional, não como algo a se “ter”, mas como uma característica do “ser” e, portanto, a se transformar.

Ao se questionar, quebra-se a inércia da zona de conforto e deixa-se de lado certezas que estancam o desenvolvimento do indivíduo, iniciando um processo de autoconhecimento, que irá alimentar a base da pirâmide das crenças do sucesso, o fortalecimento do “Ser”.

Para esse passo, várias ferramentas podem ser utilizadas, iniciando pelas famosas sessões de feedback, onde se pede a opinião das pessoas ao seu redor e constrói-se um mapa com tudo o que se recebe de informação, podendo passar por avaliações multidirecionais 360º e chagando no moderno Assessment, onde o indivíduo passa por um processo completo de autoconhecimento, sempre com bases científicas.

  1. Projetar-se!

Cumprido o primeiro passo, definição do estado atual, o segundo passo rumo à uma nova versão de vida, passa justamente pela visão positiva do futuro, onde o indivíduo passa a visualizar os seus objetivos de vida abundante e equilibrada.

É um passo importantíssimo para se sair da zona de conforto! Não basta apenas reconhecer sua condição atual, é preciso agir e para agir é necessário definir o destino a que se quer chegar!

Ao projetar esse objetivo em uma imagem real, nosso cérebro começa a ser preparado para agir positivamente na busca desse resultado e mais, é importante ter em mente que um objetivo só pode ser alcançado se o mesmo puder ser visualizado!

Nesta etapa de transformação, existem atividades básicas a serem executadas, tais como, medir a congruência entre os objetivos e os valores do indivíduo, pois é muito comum alguém alcançar um sonho e depois verificar que seus valores não condizem com aquele resultado. É também importante medir os ganhos e as perdas que o individuo terá ao galgar tal objetivo.

Atividades que envolvam experiências emocionais também são muito bem-vindas nesta etapa. Como exemplo, o simples fato de transformar o objetivo em uma imagem real, como uma foto ou um desenho e reservar alguns momentos para “entrar na imagem” e estimular o cérebro a querer alcançar o alvo, faz gerar uma explosão de hormônios voltados à ação.

  1. Agir com determinação!

Agora sim, com um ponto inicial para a largada e um destino para a abundância, o indivíduo terá condições suficientes, para iniciar o caminho da transformação!

O mais comum nessa fase é dar asas a ansiedade e sair tentando de tudo para alcançar os objetivos, o que é muito errado! É como querer saltar de asa delta sem conferir o equipamento, cumprir o check list de segurança, ver a velocidade e o sentido do vento e pior de tudo, nunca ter participado de um curso sobre voar de asa delta.

É exatamente no trajeto para o sucesso, que moram as armadilhas e os obstáculos. O indivíduo, precisa estudar o caminho, verificar se tem as competências para as atividades que irão surgir, saber lhe dar com seus limites e com suas qualidades.

Nesta fase o ponto crucial é a elaboração de um plano de ação, de forma a desmembrar o objetivo final em metas menores, bem definidas, executáveis e controláveis. Ações que diminuam as fraquezas, tragam conhecimento, eliminem obstáculos e tracem um caminho certeiro.

  1. Ser Vulnerável!

A grande dificuldade da transformação positiva é entender que não há necessariamente, que cumprir as etapas acima, sem ajuda de ninguém. O que faz muitas pessoas iniciarem uma trajetória de mudança e depois desistir, é sempre a ideia de que já conhece de tudo e que não precisa da ajuda de ninguém.

Ser vulnerável é entender que ninguém é conhecedor de tudo, que não há como desenvolver atividades em várias áreas

Se no plano pessoal tiver ações voltadas a uma dieta saudável, por mais que se tenha conhecimento sobre o que é publicado a esse respeito, o correto é procurar um profissional nutricionista. A mesma coisa ocorre com o exercício físico, com a parte financeira etc.

Algumas empresas de desenvolvimento humano, como a Plena Performance, especializaram-se em prestar serviços voltados a auxiliar as pessoas e empresas nesse processo de transformação, onde o caminho mais assertivo é o do processo de coaching, nas suas mais variadas áreas de atuação.

Neste processo, o indivíduo terá ao seu lado um profissional capacitado a lhe auxiliar na elaboração do plano de ação e depois acompanhá-lo em todos os passos definidos para alcançar as metas traçadas, utilizando de diversas ferramentas que auxiliam na eliminação de crenças limitantes e fortalecem as qualidades, muitas vezes deixadas de lado.

Website: https://plenaperformance.com.br/

Artigos Relacionados