China apresenta “A cor dos bordados de Guizhou”

Evento cultural de Guizhou leva moda chinesa à PUC

China apresenta “A cor dos bordados de Guizhou”Publicado em 10 abr, 2019 - 17:35 por Newma Santiago

Em uma apresentação mais que especial no Brasil, modelos brasileiras mostraram mais de 40 roupas inspiradas nos bordados de Guizhou, uma vitrine para a colorida e singular paisagem etno cultural da região.

Guitzhou é a terra natal de 17 das 56 etnias que compões a nação chinesa. São séculos de convivência harmoniosa de culturas heterogêneas  nascidas entre as muitas montanhas e rios da região.

A fim de capacitar profissionais atuantes na área de patrimônio cultural imaterial e melhorar suas práticas, a Universidade Donghuang oferece, desde setembro de 2016 , o curso “ Desenho  criativo de bordados tradicionais” . Valendo-se de pesquisas sobre o bordado tradicional da etnia Miao , estudantes universitários e participantes do curso aproveitaram o artesanato no design de moda, associando-o a novos cortes, materiais e técnicas modernas, para dar nova vida à tradição milenar.

Leia Também  Estácio de Sá fecha com a carnavalesca Rosa Magalhães

Em uma tarde memorável, o evento foi marcado por belíssimas apresentações culturais de cada nação onde estava presente no local o primeiro ministro da China, o Cônsul Chinês e a Reitoria da PUC do Rio de Janeiro.

Representando a cultura  Chinesa de Guizhou no Brasil foi apresentado um super show de uma banda da China encerrando com o tradicional desfile rico na beleza das cores e bordados. Representando o Brasil teve uma ótima roda de Capoeira.

Leia Também  “Jardim da Alma” é a nova inspiração da marca Equus

O evento teve cobertura jornalística dos alunos da Universidade PUC do RJ , onde transmitirão a cobertura completa.

 

Fotos : Divulgação