Ator Claudio Fits da novela Amor de Mãe estreia peça em Itabirito



Ator Claudio Fits da novela Amor de Mãe estreia peça em ItabiritoPublicado por Redação BR em 21 jan, 2020 - 18:39 - Foto: Divulgação

O humor crítico e politizado de Por Debaixo dos Panos chega à Itabirito, com dois dias de apresentações na Casa de Cultura Maestro Dungas. Nos dias 25 e 26 de janeiro, o espetáculo terá sessões às 19h e 21h. No palco, o ator global Claudio Fits contracena com Mário César Nogueira, Bruna Casagrande, Josy Guedes, Joel Heredia e Williane Lima em esquetes satíricas, baseadas em formatos antigos do teatro, mas que discutem temas bastante atuais.

A peça resgata o teatro de revista, gênero popularizado por Walter Pinto entre os anos 1940 e 1960 que mescla sátiras com críticas políticas e sociais e números musicais, em esquetes de 10 a 15 minutos.

Os cenários no teatro de revista tinham destaque na produção. Multicoloridos e com muitos enfeites, eles serviam para valorizar o ambiente e os personagens. Outra característica deste gênero é o acompanhamento musical das críticas e paródias, quase sempre com a presença de bailarinas em trajes exuberantes.

Para o ator Claudio Fits, o espetáculo é um meio de relembrar grandes nomes da dramaturgia que encarnaram nos palcos grandes personagens no teatro de revista. “Essa é uma forma de homenagear grandes artistas por meio da irreverência e do bom humor, tudo aquilo que o brasileiro mais gosta”, diz.

Em Marquesa e Dom Pedro, bonecos de cera de museu ganham vida e precisam se encaixar no atual contexto brasileiro. A montagem propõe reflexões sobre os escândalos de corrupção e diversos acontecimentos cotidianos por meio do humor. Carmen Miranda também é homenageada em uma esquete homônima, na qual o elenco interage diretamente com a audiência. Quem assistir à peça também conhecerá mais sobre as cantoras da era do rádio e as formas mais irreverentes do teatro musical, entre outras características da época.

Claudio Fits:

Não é só nos palcos que Claudio Fits chama atenção. A carreira do manauara, radicado no Rio de Janeiro e que hoje também possui endereço em Belo Horizonte, ainda inclui passagens pela emissora de televisão Rede Globo – onde atuou nas novelas O Clone, Kubanacan, Órfãos da Terra, Bom Sucesso e Éramos Seis, e nas minisséries Casa das Sete Mulheres, Todas as Mulheres do Mundo e Filhos da Pátria.

Em 2020, Fits poderá ser visto como o cozinheiro Ceará, nos próximos capítulos de Amor de Mãe, o folhetim das 21h da Rede Globo.

 

Texto e Direção: Mário Cesar Nogueira

Produção: Cia Nós e Nós

Produção e Pesquisa Musical: Anderson Garcia e Mário Cesar Nogueira

Produção executiva: Andressa Fits

Figurinos: Fátima Esteves e Noêmia Carvalho

Coreografia: Criação coletiva

Maquiagem:  Rose Calazans

Fotografia: Rafaela Cassiano

Secretária teatral: Cileia Santos

Tempo de duração:  1 hora e 15 minutos, em média.