Alfazema: 6 Benefícios Maravilhosos Para a Saúde



Alfazema: 6 Benefícios Maravilhosos Para a SaúdePublicado por Redação BR em 20 ago, 2019 - 21:22 -

Na atualidade observamos cada dia mais a busca dos sujeitos por uma vida mais saudável, optando para tanto pela adição de ingredientes naturais ao cotidiano, a fim de aprimorar questões de saúde, assim como para auxiliar no tratamento de doenças, conforme possível.

Dentre estes produtos utilizados está a alfazema, a qual segue sendo uma das plantas mais utilizadas dada suas propriedades medicinais.

 

O que é a alfazema

A alfazema é uma planta também conhecida popularmente como lavanda ou lavândula, sendo muito popular em razão do odor provindo de suas flores, o qual é muito utilizado em produtos de limpeza e cosméticos.

Este tipo de planta nasce em formato de pequenos arbustos e apresenta flores de um tom azul-violeta, sendo de difícil plantio.

Quando utilizada para o preparo de medicamentos, aproveitam-se suas flores e folhas.

Embora a maioria das pessoas a conheça por seu cheiro e, por vezes, como um delicioso chá.

Seu preparo envolve 70 gramas de alfazema para cada 1 litro de água, bastando adicionar as flores a agua e deixando que ferva por cinco minutos.

Em seguida, basta deixar em repouso por mais dez minutos, coar e saborear. Podendo ser ingerido até três vezes ao dia.

Além disso, esta planta apresenta inúmeros benefícios para a saúde do homem, pois pode agir em diversas funções, como, por exemplo, antialérgica; calmante; antiasmática; anti-inflamatória, entre outras mais.

 

Benefícios da alfazema para a saúde

Devido às diversas possibilidades que seu uso permite a alfazema pode ser largamente aplicada aos cuidados da saúde, dado que traz benefícios maravilhosos para a mesma.

Esses benefícios se alastram desde os mais simples como para cuidados com a pele até mais complexos como para dores gastrointestinais.

A alfazema no cuidado com a pele

Quanto seus efeitos na pele, a alfazema age através de suas propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas.

O óleo desta planta pode ser de grande auxilio para problemas na pele, como os cravos e espinhas, pois age desinflamando-os, assim como hidratando o local e restaurando a área afetada.

Além disto, pode também ser adicionado como auxiliar para o tratamento de celulites e dermatites.

 

Uso para problemas estomacais

Assim como alguns outros chás, o preparo feito a partir de alfazema pode ser aplicado para sanar dores digestivas, bastando uma xícara após as refeições.

 

O auxílio frente a picadas de inseto

As propriedades anti-inflamatórias agem diretamente no local da picada, auxiliando no processo de cicatrização, ao mesmo tempo em que a função calmante age auxiliando na diminuição da vermelhidão e coceira, bastando adicionar uma ou duas gotas sob o local.

 

Seu uso no combate a uma diversidade de dores              

Não é difícil ouvir alguma sugestão para sanar uma ou outra dor com o uso de chás ou óleos naturais, porém é difícil encontrar uma única planta que aja em diversos tipos de dores como é o caso da alfazema.

Dada as propriedades calmantes desta planta a depender do modo em que foi preparada esta pode auxiliar a curar determinada dor.

Dores de cabeça podem ser aplacadas com o uso do chá, assim como ser utilizado do óleo para massagear a área da testa e têmporas.

O óleo pode também ser utilizado como elemento de massagem para trabalhar dores musculares e menstruais, auxiliando na diminuição da mesma em razão de suas propriedades.

 

Melhora a qualidade do sono

Em razão de ser uma planta com propriedades calmantes ela pode ser utilizada em diversas formas para auxiliar o usuário a obter maior qualidade de sono.

Se utilizada enquanto chá pode ser consumido pouco antes do período de descanso, aumentando a sensação de calma.

Uma vez que se obtenha em óleo a alfazema pode ser aplicada como elemento de massagem, assim como aplicado em gotas a um queimador, exalando o odor no ambiente.

Além destes, caso seja obtida em flores, recomenda-se deixa-las secas para que sejam utilizadas para a confecção de uma almofada de ervas.

 

Benefícios para o sistema respiratório

Um dos benefícios mais incríveis da alfazema é sem dúvida seu uso no auxílio ao tratamento de problemas respiratórios.

Suas propriedades antialérgicas e antissépticas auxiliam no alívio dos sintomas causados por crises de bronquite, sinusite, asma, entre outras problemáticas que afetam este sistema do corpo.