A Kim da vida real



A Kim da vida realPublicado por Redação BRZ em 30 out, 2019 - 12:22 - Divulgação

A novela A dona do Pedaço é um sucesso consumado, com personagens de enorme sucesso e carisma como Vivi Guedes (Paolla Oilveira), Rock (Caio Castro), Maria da Paz (Juliana Paes), Britney (Glamour Garcia) e Kim ( Monica Iozzi). Os quatro primeiros (tipos) já circulavam em nosso quotidiano e redes sociais, logo, já conhecíamos bem ou mal o enredo. A ultima delas porém, Kim interpretada com total competência por Monica Iozzi, já nos pareceu uma novidade maior. Deste modo, fomos em busca de uma possível Kim para entender um pouco mais, sobre este universo por trás do “sucesso” comercial dos outros…

Pois bem, encontramos com louvor, o nome dela é Fernanda Piacentini, tem 38 anos é paranaense e reside no Rio de Janeiro. Formada em Design com habilitação em Moda, pós graduada em Moda e pasmem Mestra em comunicação (mestra de mestrado mesmo). Morou em vários lugares, países, é culta, politizada, poliglota, polivalente e super antenada e extremamente conectada. Fora que é também jornalista de cultura, entrevista personalidades de nossa história e produz programas de TV, ufa! Deu uma canseira, não? Mas, o que poucos sabem é que a bela, desde 2004 exerce esta função, de assessora de imagem estratégica, com projeção nas redes sociais e mídias.

@piacentinicomunicação

Fernanda nos contou que foi um alivio na vida dela, uma personagem que explicasse bem ou mal seu trabalho. Ela que muitas vezes tem dificuldade de explicar, até mesmo, para a própria família o que faz. “É engraçado por que, eu comecei com consultoria de imagem e estilo pessoal, o que existe ainda dentro da grade de serviços, porém, a comunicação muda na velocidade da luz, e você precisa estar no compasso” . Quando começou o que existia era o orkut, diz: “Hoje as redes sociais, são também mídias sociais individuais, e estão a nosso favor, cada qual com uma dinâmica própria, que também se aprimora quase que semanalmente, requer muita conexão mesmo” explica.

Mais afundo nos interessava saber a dinâmica deste trabalho: A assessoria de imagem é um trabalho árduo e em conjunto, quem solicita deve estar ciente do que quer e requer e segundo Fernanda ” Muita gente quer ganhar visibilidade por visibilidade, não se sustenta. Não tem conteúdo, não tem curadoria de imagem, logo vamos projetar o quê? O retorno do trabalho é medido sobre todos estes aspectos, se você está cru, o trabalho será a longo prazo. Teremos que criar todo um produto de mídia a ser consumido, por que sim somos produtos! ”

 

Você já pegou cliente que não tinha a menor ideia do que queria?

A maioria acha que quer uma coisa, mas na verdade, não conhece o mercado para o qual entende se projetar. Ai temos que lapidar o diamante para que ele possa brilhar um dia, em seu segmento. Venho de um tempo onde a internet não era o foco, e trouxe comigo uma expertise de linguagem de moda, fotografia, imagem, branding e hoje, por estar em uma cidade que demanda tal serviço, tive que acrescentar a assessoria de imprensa também e não para por ai, todo dia tem uma novidade real e oficial” diz.

Você tem um perfil específico de cliente?

Não, não mesmo!  Eu tenho demandas diferenciadas ex: influencers, escritório de arquitetura, atrizes, apresentadoras e toda a sorte de segmentos que queiram comunicar de modo mais eficaz ao passo com o hoje! Exemplo: Não necessariamente alguém que necessite de direcionamento de imagem e comunicação estratégica, solicita assessoria de imprensa, entende? Depende da demanda. E é importante salientar que muitos deles ocorrem em sigilo e privacidade, especialmente em assessoria de imagem pessoal, que é algo muito individual mesmo, algo para seu dia a dia, então não tem por quê divulgarmos!

A personagem Kim, você vê nela características de um profissional do seu ramo?

Total, não sei que tipo de pesquisa fizeram, laboratório, mas, as vezes vejo a personagem e penso: sou eu mesma?  Até na personalidade! Óbvio, relacionada ao trabalho. enfatiza… Embora, eu sequer sabia que tal personagem existiria até ver a novela. A Monica é brilhante, mostra a seriedade e o profissionalismo de um assessor estratégico. Por mais que ali, de uma conotação mais glamourosa ou cômica, uma das minhas frases da vida é: Cadê o glamour? Este só aparece mesmo na foto final. O dia a dia é extremamente dinâmico e tempo é artigo de luxo. São: sessões de fotos intermináveis, planejamento do conceito das sessões. Networking é vida! Pesquisa e hiperconexão diária. Sou perfeccionista no trabalho e exigente!

Até na personalidade?

Sim, Você trabalha muito, chega em casa e quer relaxar, não quer mais demandas, por isso alugo uma suíte e não quero casa pra limpar e organizar no momento. Sou muito do mundo, talvez por ter vivido em tantos lugares e realidades diferentes, aprendi a praticidade, por necessidade ou não! E como a personagem sou muito independente, determinada, sincera, persistente e muito segura de minhas possibilidades! Talvez este seja o perfil mesmo, não?

E vida pessoal?             

De uns tempos pra cá me dedico mais, tenho uma enteada de 7 anos, a Manu e uma sobrinha de 3 anos, a Maya e elas me deram um pouco mais de olhar pra este lado!  Mas, se prestarem atenção a gente nunca na vida consegue sair do celular, mesmo em férias com a família, que possivelmente não compreende bem o que acontece! Meu trabalho é algo que me dá muito prazer, é difícil competir com ele!

Você concilia tudo isso com uma produtora de TV e a vida de apresentadora, como consegue?

Olha, eu acredito que no contexto de mundo atual, pouquíssimas pessoas terão uma só função de trabalho, somos múltiplos, e na verdade mesmo antes da internet, nunca fiz uma coisa só! Gosto de me nutrir em todas as minhas necessidades. Cultura e conversar com gente incrível? Faço isso em meu programa de entrevistas, e, em outros programas onde produzo e exercito a criatividade. E na curadoria de imagem (assessoria), gosto de logística estratégica aliada a uma boa estética e ainda consigo ser presente na vida pessoal, acreditem. Quer que algo seja bem feito? Delegue a quem não tem tempo pois ele encontrará modo de fazer… eu acredito nisso por autoanalise mesmo! Mas, é bom lembrar que não trabalho sozinha, tenho uma estrutura que me dá sim muito suporte!

Artigos Relacionados