5 cuidados com o aparelho ortodôntico durante o carnaval


Dr. Diego Borrajo, especialista em Ortodontia listou 5 cuidados para ter com o aparelho ortodôntico durante os dias de folia.

5 cuidados com o aparelho ortodôntico durante o carnavalPublicado por Redação BR em 23 fev, 2020 - 20:46 - Divulgação

Já é carnaval! São quatro dias de festa, no mínimo. Haja preparo disposição. É importante o folião ficar a atento ao aparelho ortodôntico e não esquecer de cuidar da saúde bucal durante os dias de folia.

Dr. , especialista em Ortodontia listou 5 cuidados para ter com o aparelho ortodôntico durante os dias de folia.

5 cuidados com Aparelho ortodôntico no carnaval

Higiene

O carnaval, assim como qualquer outro período festivo altera a rotina e faz com que negligenciemos hábitos básicos, como os relacionados à higienização bucal. Durante os dias de festa, tente não se esquecer de fazer a escovação após as principais refeições, principalmente se houver ingestão de açúcares – que também estão presentes nas bebidas alcoólicas.

Alimentação

Durante a folia, além da saúde bucal, a alimentação também pode ficar em segundo plano. Ficar longos períodos sem comer está entre os principais hábitos que desencadeiam o mau hálito e, além disso, a ingestão de alimentos duros que podem causar a quebra dos braquetes e causar um grande transtorno durante os festejos.

Contato

Nessa época de carnaval as aglomerações de pessoas são muitas, a maioria das festas são em rua, a céu aberto, então evite contato bruscos, brigas. Usar aparelho pode ser um perigo sem as devidas precauções. O problema é que eles em algum contato podem se quebrar e machucar a parte carnosa da boca e gengiva e causar lesões. Os pacientes de alinhadores invisíveis não passam por isso, porém tem que tomar cuidado para não perder seu aparelho.

Beijo

Que beijar na boca é bom todo mundo sabe. Além de ser uma manifestação de carinho, o beijo emagrece. Mas o ato esconde um perigo: a transmissão de doenças como hepatite B, meningite, mononucleose, tuberculose e gripe. Além de ser um perigo para quem usa aparelho, cuidado ao beijar para não ficar com a boca grudada na outra pessoa ou causar algum ferimento.

Na hora do descanso

Para quem gosta de dormir de bruços e abraçado ao travesseiro ou almofada, muito cuidado para não enroscar o fio ortodôntico a fios soltos, que podem se soltar da fronha e de cobertores.