14 de novembro é o Dia Mundial da Qualidade



14 de novembro é o Dia Mundial da QualidadePublicado por Parceiro Dino em 14 nov, 2019 - 9:46 -

São Paulo 14/11/2019 – “Trabalhamos para a evolução contínua da qualidade das tintas para que o consumidor fique tranquilo na hora de escolher o produto”.

A ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) lançou no início deste ano a campanha Tinta de Qualidade. Dirigida aos consumidores de todo país, a iniciativa tem como objetivo dar conhecimento ao público da existência do Programa Setorial da Qualidade (PSQ) de Tintas Imobiliárias, que desde 2002 analisa as tintas com base nas especificações técnicas do setor, normatizadas pela ABNT, identificando as empresas que atuam em acordo e as que estão em não conformidade, garantindo a qualidade dos das tintas existentes no mercado, com total imparcialidade e sigilo em todo o processo.
De acordo com Antonio Carlos de Oliveira, presidente-executivo da ABRAFATI, o PSQ do setor de tintas imobiliárias tornou-se referência para outras categorias de produtos. “Quando iniciamos o programa, não havia normas técnicas da ABNT que permitissem diferenciar tintas de boa qualidade daquelas com desempenho insatisfatório. Não havia técnicos nem laboratórios capacitados para avaliar este tipo de produto e os consumidores sofriam com falta de informações e com um mercado desregrado. Hoje, cerca de 90% das tintas imobiliárias já estão dentro dos padrões de qualidade estabelecidos em normas técnicas. É uma evolução significativa, mas nossa meta é chegar a 100%”, diz.
Anne Costa, coordenadora técnica da ABRAFATI, explica que o PSQ segue em seu processo contínuo de evolução, com a revisão de importantes normas técnicas, a definição de novos requisitos, a inclusão de novos produtos, cores e categorias. “Trabalhamos para a evolução contínua da qualidade das tintas para que o consumidor fique tranquilo na hora de escolher o produto”.

Desde a implantação do PSQ – Tintas Imobiliárias:

– 37 normas técnicas foram publicadas pela ABNT, sendo 4 de especificação de produto e 13 de métodos de ensaio utilizados na rotina de avaliação das amostras do PSQ
– Mais de 800 marcas e produtos foram avaliados
– Mais de 6.700 auditorias foram realizadas
– 21.709 amostras de tintas foram coletadas para análise
– 58.979 ensaios de desempenho foram realizados
– Ao longo do tempo, foram feitas 35 representações contra fabricantes cujos produtos foram identificados como não conformes pelo programa. Como resultado, 15 se ajustaram e já saíram da lista de não conformes; 12 assinaram Termo de Ajuste de Conduta (TAC) e estão em período de adequação; e 8 permanecem sob investigação.
– Entre 2017 e 2019, 48 revendas foram notificadas por venderem produtos não conformes. A notificação alerta para os riscos envolvidos e incentiva revendas a deixarem de vender esses produtos.
– Participam hoje do Programa Tinta de Qualidade 38 empresas, que contam com 50 unidades fabris localizadas em 14 Estados, nas cinco regiões do Brasil. 2 novas empresas entraram no 3º trimestre e 4 novas empresas entraram em 2019.

Conheça mais sobre o programa e as marcas qualificadas em www.tintadequalidade.com.br

Sobre o Programa Setorial da Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliária

Coordenado pela ABRAFATI, o Programa Setorial da Qualidade (PSQ) de Tintas Imobiliárias integra o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Governo Federal, que visa melhorar a qualidade e modernizar os produtos do setor da construção civil. O PBQP-H foi criado a partir da premissa de que a não conformidade técnica de materiais e componentes da construção civil resulta em habitações e obras civis de baixa qualidade, afetando o cidadão, as empresas e o habitat urbano como um todo. O PSQ de Tintas Imobiliárias atesta a qualidade das tintas no mercado brasileiro por meio de análise de produtos com base nas normas técnicas do setor, aprovadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O programa tem como objetivo principal garantir que as tintas imobiliárias colocadas no mercado apresentem desempenho satisfatório e estejam em conformidade com as normas vigentes, oferecendo aos consumidores produtos com qualidade.

Website: http://www.tintadequalidade.com.br

Artigos Relacionados