Tiago Barbosa respira arte desde os cinco anos de idade, e ganhou reconhecimento internacional ao protagonizar o maior espetáculo da Broadway e da Disney, “O Rei Leão”. Natural de São João de Meriti, na Baixada Fluminense (RJ), aos 23 anos o ator viu sua vida ganhar novos rumos após mudar-se para o Morro do Vidigal. De família humilde, aos 13 anos participou de um projeto musical para crianças e jovens. “Durante a adolescência, dentro da comunidade a maioria dos meus amigos se envolveram com o tráfico. A música me salvou”, conta o carioca, que hoje tem 33 anos e teve forte influência musical de sua família.

Formado em Pedagogia, com pós-graduação em gestão empresarial, Tiago ainda cursou Fonodiologia, mas não 

conseguiu concluir pois sua carreira alcançou novos “voos” e ele não tinha mais como permanecer estudando e, assim, o ator se mudou para o Vidigal. “Sou tão grato ao Vidigal e sempre falo com muito orgulho. Foi lá que eu conheci a ‘Nós do morro’, onde tive a oportunidade de ser preparador vocal do grupo de teatro da ONG”, detalha ele, que também participou do grupo musical “Samba de Alta”, e teve uma passagem bem sucedida pelo “Ídolos”, exibido pela RecordTV. No Reality Show recebeu inúmeros elogios dos jurados e foi um dos mais fortes candidatos, chegando ao TOP8 da atração.

Tiago Barbosa - O Rei Leão

Tiago Barbosa – O Rei Leão

 

No mesmo ano foi escolhido para estrear no mundo dos musicais, onde a partir de março de 2013, passou a encarar uma grande responsabilidade ao dar vida personagem Simba, no musical “O Rei Leão”. Tiago ficou em cartaz durante dois anos com o espetáculo no Teatro Renault, em São Paulo. Sua atuação como o icônico leão lhe rendeu o prêmio de “Melhor Ator Revelação” na segunda edição do Prêmio Bibi Ferreira (2014), a primeira e maior celebração do Teatro Musical brasileiro.

“O Guti Fraga me mostrou um vídeo do Rei Leão, dizendo que estava acontecendo a audição e perguntou se eu não queria participar. Mandei meu material para fazer o teste e foi então que me chamaram. Na audição, cantei uma música em inglês, mas esqueci a letra. Eles pediram para eu parar e contaram que o espetáculo seria em português. Eu perguntei se poderia ter a resposta naquele momento, mas avisaram que iam mandar e-mail, então voltei para casa. No outro dia, depois de enfrentar um alagamento dentro de casa, eu abri meu e-mail, e eles estavam me pedindo para fazer outro teste”, conta o ator.

Tiago competia com outros cinco mil artistas para interpretar Simba. Mas sua voz e talento impressionaram os diretores, que o nomearam vencedor digno do papel. O carioca foi homenageado na 12ª edição do Troféu Raça Negra por sua “Trajetória da Vida”, considerando seu destaque na cultura e contribuição à arte. Em 2015, ele entrou para o elenco do musical “Mudança de Hábito”, a divina comédia da Broadway, onde interpretou o capanga TJ.

Em paralelo, lançou sua carreira de cantor, com o show solo “Estrada”, em que escolheu um repertório variado de canções inspiradoras e também autorais, e transitou de forma cronológica por experiências pessoais e profissionais, constatando assim sua ascensão.

Em 2016, passou a integrar o elenco de “Cinderella, o Musical”, o clássico da Broadway de Rodgers e Hammerstein, onde se dividiu entre dois papéis: Lord Pinklenton, que o desafiou vocalmente ao exigir um estilo operístico, e Príncipe Topher, que o eternizou como o “primeiro príncipe negro”, entre todas as montagens pelo mundo.

Sem perder a realeza, e emendando um trabalho no outro, após o término da temporada de “Cinderella”, Tiago foi convidado pela Disney para reviver – em outro idioma – seu primeiro protagonista e integrar a Cia de “El Rey León”, em Madrid, Espanha, iniciando assim sua carreira internacional.

Camila Novo Assessoria de Imprensa & Imagem

Tiago Barbosa - O Rei Leão

Tiago Barbosa – O Rei Leão