Academia de Bonsucesso, no Rio, se prepara há dois anos para participar do ‘Performing Arts’, representado pela Qualité Turismo no Brasil. Eles viajam no dia 29 de setembro.

Um dos principais sonhos de muitos bailarinos brasileiros está para se tornar realidade para a Academia La Vie Danse, de Bonsucesso, no Rio de Janeiro. Com dois anos de história na zona norte da cidade, eles farão sua primeira apresentação fora do País e em um dos lugares mais amados do mundo, a Disney. A escola de dança embarca no dia 29 de setembro para Orlando, nos Estados Unidos, após ser selecionada no programa ‘Disney Performing Arts’, representado pela Qualité Turismo no Brasil, que já levou mais de 30 escolas de dançarinos daqui para se apresentarem nos palcos da terra do Mickey e seus amigos.

E, já que representarão o Brasil em um palco internacional, uma das diretoras e coreógrafas da escola, Renata Silveira, conta que a academia – que tem em sua especialidade o sapateado – escolheu ritmos bastante brasileiros para o espetáculo inédito que será apresentado.

“A gente arrisca dizer que nosso espetáculo vai levantar o público. Tivemos muito cuidado com as escolhas das músicas e fizemos questão que fosse algo bem brasileiro, bem carioca. Não é à toa que se chama ‘Rio, da Bossa Nova ao Funk’. Vamos levar o samba, o funk, a bossa nova. São sete coreografias”, conta ela, que comandará, ao lado dos também diretores Flávia Silveira e Leandro Guimarães, um time com 10 bailarinos. “Eles são de idade bastante variada, tem uma de oito anos, outra de 13, e o restante acima dos 18 anos”, completa.

A felicidade em ser uma escola com poucos anos de inauguração e já selecionada para participar do ‘Performing Arts’ é sem fim. A coreógrafa Renata Silveira revela que a La Vie Danse nasceu com o sonho de dançar na Disney.

“Estamos só começando, inauguramos em 2015. Logo que abrimos já se falava neste programa de dançar na Disney e nós queríamos muito. Na loucura começamos a planejar tudo. Já tínhamos um grupo forte de sapateado e fomos aprovados, para nossa alegria. Foi todo um planejamento. Já dançamos em festivais grandiosos aqui no Brasil, como o Festival de Dança de Joinville, mas esta será nossa primeira experiência internacional. A ficha só vai cair quando a gente estiver lá. É muita emoção!”, diz ela, que levará seus alunos para um workshop de sapateado, também parte do programa Performing Arts.

Rifas, concursos e um único objetivo: arrecadar dinheiro para viagem

Como parte do planejamento e sonho de dançar na Disney, Renata Silveira conta que a La Vie Danse também se programou financeiramente para participar do programa. Desde 2015 eles arrecadaram dinheiro de forma bastante criativa para a viagem.

“Fizemos vários eventos para arrecadar fundos. Teve festa junina com concurso, rifas. Nós criamos o concurso ‘Rei e Rainha da La Vie’, e passamos rifas. Tudo desdes eventos foi para ajudar o sonho de dançar na Disney. Tivemos também a ajuda de parcerias, que nos deram camisetas. Ensaiamos duro e nos preparamos também financeiramente, tudo para tornar nosso sonho possível”, diz a diretora da academia.

Sobre o Disney Performing Arts

Os bailarinos das escolas aprovadas para participar Performing Arts – no caso do Brasil a maioria entre 10 a 18 anos, apesar de não haver restrição de idade, adultos são muito bem-vindos – têm a chance de vivenciar a experiência de ser um artista da Disney. A empresa abre a pauta do palco principal do Disney Springs para que escolas do mundo inteiro possam dançar de 15 a 30 minutos. Em contrapartida, oferece workshops com os coreógrafos dos musicais. “Eles ficam nos hotéis Disney, vão nos parques e presenciam in loco o que aprenderam na sala de aula. Por exemplo, aprendem no workshop uma coreografia do rei Leao, depois a assistirão no musical apresentado no Animal Kingdom”, conta Fabiana

Em quatro anos, a Qualité já levou para o palco Disney mais de 30 escolas, desde corpos de baile de academias renomadas no cenário nacional, da Academia de Dança Vera Passos de Fortaleza – Ceará a Cia Livre de Dança da Comunidade da Rocinha do Rio de Janeiro. 

Qualité Turismo

Com dez anos de atuação no mercado, a Qualité Turismo é uma empresa sediada na cidade do Rio de Janeiro que se diferencia do mercado por oferecer atendimento personalizado. Especializada em intercâmbio cultural e educacional, além da expertise em lazer e negócios, a Qualité  trabalha para transformar o sonho de seus clientes em realidade tendo como seu principal compromisso a qualidade.