A fantasia já foi escolhida e a make bem colorida também, mas e o cabelo?

A principal preocupação para curtir muito os bloquinhos de Carnaval que já começam neste mês no Rio de Janeiro é a fantasia. E um bom folião que se preze já se programou e escolheu a dedo o que vestir na época mais animada do ano, mas já pensou no que fazer nos cabelos? O sol, o vento e o suor contribuem para o ressecamento dos fios, por isso reunimos dicas de especialistas com cuidados e penteados fáceis para aproveitar o momento sem se descuidar da saúde dos cabelos. Confira!

Segundo Lauciane Santanna, cosmotóloga e hairstylist, a dica essencial é sempre hidratar os fios antes de sair de casa. “Mesmo antes de preparar o penteado. Usar produtos que contenham filtro solar ajudam a não deixar os fios ressecados com o vento e o calor. Um creme para pentear ou uma pomada para manter o penteado firme também é uma excelente dica de hidratação”, disse.

A especialista ainda recomenda fugir do calor do secador e chapinha nestes dias. “Já basta o calor do sol, deixe os fios ao natural. Além de ser tendência, é um tratamento natural”.

A hairstylist especializada em penteados Tatiana Araújo deu algumas dicas de penteados fáceis que podem ser feitos em casa:

1- Rabo de cavalo com topete

O básico rabo de cavalo ganha um plus com o topete feito na parte de cima do cabelo. O tamanho escolhido vai depender do cumprimento dos fios e também do gosto da foliã.

Passo a passo: Separe uma parte do cabelo em cima da cabeça com o pente. Levante os fios escolhidos para o alto e penteie de cima para baixo para criar volume. Depois é só abaixar e prender com um grampo. Faça o rabo de cavalo com o restante do cabelo solto e pronto!

2- Rabo de cavalo com tranças

Não é segredo para ninguém que o rabo de cavalo é o penteado mais escolhido. Mas inovar também é preciso. Esse modelo reúne os dois mais pedidos.

Passo a passo: Separe alguns fios de cada lado da cabeça e em cada uma delas faça uma trança puxando os fios para trás. Depois amarre o cabelo com as tranças por cima do restante dos fios na lateral.

3- Trança

A trança é o segundo penteado mais pedido da época. Além de proteger os fios, ainda deixa um visual autêntico. Desde puxada para a lateral da cabeça, à trança embutida até a mais comum na parte de trás da cabeça.

A foliã tem inúmeras possibilidades de acoplar a trança nos cabelos. Então é só se jogar no modelo escolhido e aproveitar.

4- Coque com adereços

Para o Carnaval nada melhor do que muita cor e muitos adereços não é mesmo. Por isso o penteado que mais combina com o momento é o coque. Além de aliviar o calor do verão e das ruas cheias, ajuda a manter os fios protegidos do vento e é o melhor aliado na hora de colocar apetrechos. Vale fazer meio coque também!

Os acessórios são os mais variados, desde flores grandes, chapéu, penas, até mesmo uma pomada com muito brilho.

5- Meio preso para o lado

Esse é o mais prático de todos. Além de deixar um visual mais natural é ótimo para acoplar qualquer adereço. Desde pequenos até grandes. Vale abusar deles para não deixar o visual muito simples.

Passo a passo: Puxe uma pequena parte dos cabelos de um dos lados da cabeça, enrole até próximo da orelha e prenda com um grampo. Quem quiser pode com uma pomada enrolar os fios para dar volume.

Ariane Nascimento