A revolução na implantodontia com os Implantes dentários guiados por computador sem corte de bisturi

O implante dentário guiado por computador sem corte de bisturi é uma nova técnica utilizada por odontólogos especializados em implantodontia. O processo consiste na realização de uma tomografia em 3D no paciente, a qual permite uma imagem tridimensional da sua arcada dentária, possibilitando uma melhor análise da altura e largura do osso, da necessidade de enxerto ósseo e da posição dos dentes remanescentes.

Através de um software é realizado o planejamento e simulada a instalação dos implantes, escolhendo o formato, diâmetro, comprimento e seu futuro posicionamento dentro do osso. O processo ocorre totalmente por meio virtual e, após passar pela análise do odontólogo especializado, é produzido o guia cirúrgico através de uma impressora 3D.

Esse guia cirúrgico é encaixado na boca do paciente no momento da cirurgia, e possibilita a instalação de um ou mais implantes sem realização de incisão ou cortes de bisturi.

Inovador, o implante guiado por computador, sem corte de bisturi e, consequentemente, sem a necessidade de pontos, se destaca da técnica tradicional como relata o Dr. Fábio Paes, responsável por cuidar da saúde e estética dos dentes de diversos famosos: “A cirurgia do implante guiado se torna mais satisfatória que a técnica convencional em vários pontos, entre eles, maior conforto ao paciente, menos agressiva e menos traumática. Maior rapidez, é realizada sem cortes, menor área operada, menor sangramento e maior precisão”. Ele ainda ressalta os resultados significativos que o paciente perceberá no pós-operatório, pois ele ocorrerá de maneira “mais tranquila, com menor dor, recuperação e cicatrização mais rápida e com menor risco de infecção”.

Dr. Fábio explica, ainda, em quais casos podem ocorrer o implante por meio dessa nova técnica: “Esse procedimento tanto pode ser realizado em paciente com dentes ausentes que já usem ou não prótese convencional, como também em situações em que um dente será extraído e será colocado um implante imediato na mesma sessão. A cirurgia guiada pode ser utilizada para colocação de um único implante ou múltiplos”, destaca o odontólogo.

Mesmo diante do caráter moderno dessa nova técnica, ele faz questão de ressaltar que a tradicional não perde a sua importância, pois, por mais que a nova técnica seja “um arsenal de grande valor para Implantodontia, ela não veio para substituir a técnica tradicional, mas para ser uma opção a mais para nossos pacientes”, fala em tom tranquilizador o especialista em implantodontia.

LUCAS VINICIUS

ASSESSOR DE IMPRENSA